Política contemporânea discutida de maneira contemporânea, porra!
 
Muito se falou essa semana sobre a presidente Dilmona. As duas principais notícias a respeito foi primeiro a parada que ela deu em Portugal para pernoitar, após a conferência do Forum Econômico Mundial em Davos. E depois a viagem para Cuba, para a inauguração do porto de Mariel, o qual foi financiando fortemente pelo BNDES.

Os pontos a serem notados aqui, sobre estes dois eventos:

1. Ela teria que fazer escala em algum lugar sem dúvida nenhuma. Aparentemente o aerolula não é tão aero assim e tem a autonomia de uma galinha cansada, ou seja, há a necessidade de paradas.

2. NÃO HÁ PROBLEMA EM ELA PARAR EM PORTUGAL! Ela teria que parar em algum lugar de qualquer maneira. Sair para jantar, creio ser o menor dos problemas também. As pessoas têm que comer. O lugar ... bom. É muito discutível. Temos que entender que ela é a Chefe de Estado de um país altamente financiado. O que você acha que pensam investidores ao verem a presidente do país comendo um hot-dog e uma tubaina? Não, isso não passa credibilidade por mais que queiramos que a Dilmala não gaste dinheiro público.

3. Podemos questionar sim o tamanho da comitiva. O uso político dela. O Ministro da Saúde realmente precisava estar lá, ou é porque ele vai concorrer ao governo do estado de São Paulo? Podemos questionar a verdadeira função do Ministro das Relações Exteriores, que acreditem, não é ficar dando explicações e tentando apagar o fogo com a imprensa quando estavam em Cuba. Enfim, há muitas coisas a serem questionadas, mas não a parada ou o jantar em sí. O maior questionamento, no entanto, é o fato da NÃO TRANSPARÊNCIA. Segundo o hotel e o restaurante em Portugal, já havia reservas feitas dois dias antes de a comitiva chegar, ou seja, vir com esse bla bla bla de "parada técnica" é nada menos do que RIDÍCULO!

4. Sobre o porto de Mariel. Acreditem ou não, isso é sim um investimento importante a ser feito. Todos os brasileiros querem que nossa inserção internacional seja cada vez mais forte para deixarmos a economia mais pujante, gerando emprego, tendo controle sob a inflação, regulando a taxa de câmbio, etc. Esses processos passam por ações como essa, de CONQUISTA DE MERCADO. O fato de o Brasil ter financiado um porto em Cuba gera discussão, o que é normal, mas não podemos esquecer que no acordo do financiamento foram beneficiados cerca de 1.500 empresas em todo o Brasil, sendo a maioria pequenas e médias que, de alguma maneira, contribuiram para que as obras no porto fossem concluídas.

5. Para finalizar, sem o papinho ideológico, pelo amor de Deus. Falar que Cuba é ditadura, que isso que aquilo.... Essa é a visão mais cega que escuto e nem me dou o trabalho de debater. Galerinha anti PT e anti PSDB me dá uma preguiiiiça. Só para constar, empresas e governos canadenses, franceses e chineses fazem negócio com a ilha dos Castros há anos. E outra, ditadura por ditadura, deveríamos não negociar com a China então? A segunda maior economia do mundo e sim, UMA DITADURA também?

Ahh, e para complementar, Cuba pagou todo o empréstimo até agora em dia e adiantado. Há histórico de calotes no BNDES de empresas americanas que compraram jatos da Embraer e não pagaram e de empresas chilenas.

E agora José? Vamos pensar fora da bolha e deixar de sermos influenciados por partidarismo barato.
Mais pesquisa, por favor!




Leave a Reply.